Em agosto de 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tornou-se a primeira universidade da região Norte a estar conectada por duas infovias em fibra óptica: a Infovia 00, que interliga Macapá e Santarém, e a Infovia 01, que por sua vez liga Santarém a Manaus. Juntas, as infovias somam quase 2 mil km de extensão em cabos de fibra óptica subaquáticos instalados nos leitos dos rios da bacia amazônica, com conectividade capaz de beneficiar até quatro milhões de habitantes.
Os dois empreendimentos fazem parte do Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, que visa expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica. Com investimentos de R$ 165 milhões, a Infovia 01 passa por nove cidades entre os estados do Pará e do Amazonas, que concentram uma população de até 3 milhões de pessoas.
A implantação do cabo subfluvial ficou a cargo da empresa EAD – Seja Digital, que também construirá redes metropolitanas em cada um desses municípios para conectar equipamentos públicos, como escolas, hospitais e unidades do Poder Judiciário, além de instalar pontos de rede sem fio Wi-Fi em praças públicas.
Dessas cidades, seis contam com unidades da Ufopa, onde são ofertados 41 cursos de graduação e 18 de pós-graduação. Em 2023, a universidade teve 5,4 mil alunos matriculados, sendo 530 indígenas e 442 quilombolas.
Segundo a reitora da universidade, Aldenize Xavier, diversos projetos de pesquisa e de extensão serão beneficiados por essa conectividade, principalmente os voltados à bioeconomia e sociobiodiversidade amazônica. Um exemplo é o laboratório que melhora a extração da Andiroba, para bioprodutos feitos pelo projeto Amélias da Amazônia. Outras linhas de pesquisa estudam as propriedades do murumuru, do jambo, da macaxeira e sementes florestais.
“Ter um potencial de conectividade tanto na universidade como nessas localidades da região como um todo nos permite estar conectados com o mundo e mostrar os produtos que desenvolvemos”, afirma a reitora.