O Ministério das Comunicações (MCom) está realizando, ao longo desta semana, a vistoria da Infovia 01 do programa Norte Conectado, que visa levar internet banda larga à Região Amazônica. A infraestrutura, que conta com 1,1 mil km de fibra óptica entre Santarém (PA) e Manaus (AM), está programada para ser inaugurada em agosto, com a presença do presidente Lula e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Segundo Juscelino, “a vistoria técnica é uma etapa muito importante pois antecede a entrega propriamente dita, a partir de quando a população passa a contar com uma infraestrutura de conexão em altíssima velocidade para exercer a cidadania por meio do acesso à informação e às políticas e serviços públicos”. A Infovia 01 será ativada no trecho entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando por diversas cidades, incluindo Autazes (AM), Itacoatiara (AM) e Parintins (AM).
A equipe técnica do MCom iniciou os trabalhos visitando a fábrica responsável pela produção dos contêineres das Infovias, que acomodarão os data centers que recebem a fibra óptica instalada no leito dos rios amazônicos. Posteriormente, o grupo verificou o contêiner que finaliza a Infovia 01 em Manaus (AM), instalado na Estação Naval do Rio Negro da Marinha do Brasil. Os técnicos também embarcaram na balsa que percorreu os rios brasileiros levando o cabeamento às cidades e que iniciará o novo percurso da Infovia 02, com previsão de início para 7 de agosto, partindo de Tefé (AM) até Tabatinga (AM).
A Infovia 02, com 1139 km de extensão, interligará cidades como Tefé, Atalaia do Norte e Tabatinga, conectando diversos municípios do Estado do Amazonas. De acordo com Rômulo Barbosa, diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, “do ponto de vista técnico, a Infovia 01 está com uma excelente estrutura e pronta para ser ativada, levando conexão a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do Poder Judiciário”.
A iniciativa prevê a instalação de oito infovias com 12 mil km de cabeamento, beneficiando 10 milhões de pessoas em 59 cidades no Norte do Brasil. O primeiro trecho do Norte Conectado (Infovia 00), que liga Macapá (AP) a Alenquer (PA), já está em operação, passando por municípios como Almeirim e Santarém.
Para operar e manter a infraestrutura, o MCom estabeleceu o Operador Neutro (ON), formado por empresas interessadas em explorar a infraestrutura, cada uma com um par de fibra óptica disponível para uso.